VIBRANDO PAZ, SAÚDE, OTIMISMO, TEREMOS AMOR

São Paulo define, na primeira carta aos Coríntios, capítulo 13, que o amor perfeito de Deus é paciente, bondoso, não tem inveja, não é orgulhoso, não é arrogante, não é escandaloso, não busca seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo desculpa, tudo suporta, tudo crê e tudo espera.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

FAMÍLIA É LUGAR DE PERDÃO - PAPA FRANCISCO



FAMÍLIA LUGAR DE PERDÃO – Papa Francisco

Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos ,não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros. Decepcionamos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas. Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa adoece física , emocional e espiritualmente. É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença.

Abaixo, o mesmo texto em formato de foto, para quem gosta de publicação e divulgação.

CHICO XAVIER - UMA MÁGOA NÃO MOTIVO PARA OUTRA MÁGOA


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

RAINER MARIA RILKER



 RAINER MARIA RILKER (1875 - 1926) - RENE KARL WILHELM JOHANN JOSEF MARIA RILKER
   Nasceu em Praga, então parte do Império Austro-Húngaro, a 4 de dezembro de 1875, filho de Josef Rilke (1838-1906), funcionário ferroviário, e de Sophie Entz (1851-1931), filha de uma rica família

pequeno-burguesa. A infância de René é cheia de conflitos emocionais e traumas que o marcam para toda a vida: até os cinco anos, sua mãe vesti-o com roupas de menina, numa tentativa de compensar a morte de uma filha recém - nascida. Em 1886, dois anos após a separação dos pais, Rilke ingressa na carreira militar, mas abandona - a cinco anos depois por razões de saúde. Em 1894 escreve Leben und
Lieder (Vida e canções), seu primeiro livro de poemas, e no ano seguinte é admitidona universidade, onde estuda literatura, história da arte e filosofia. Nessa época escreve Larenopfer (Oferenda aos lares), também de poemas. Em 1897 conhece a intelectual e escritora Lou Andréas - Salomé (1861-1937), por quem se apaixona, e escreve o livro de poemas Traum-gekrõnt (Coroado de sonhos)
- que, como suas outras primeiras incursões líricas, é de inspiração neo-romântica. Salomé é casada, e o relacionamento amoroso dos dois termina após três anos.
Continuam amigos e confidentes, e é por sugestão de Salomé que René troca seu primeiro nome para Rainer.
Em 1898 Rilke escreve os poemas de Adventoe, nos anos seguintes,Das Buch vom mõn-chischen Leben (O livro da vida monástica)-que se torna a primeira das três partes de uma obra maior, titulada
Das Stundenbuch (Olivro das horas) e o livro de prosa Geschichten vom Lieben Gott (Histórias do
bom Deus).
Em 1901 casa -se com Clara Westhoff (1878-1954), aluna doescultor Auguste Rodin, e nasce a única filha do casal, Ruth. Escreve Das Buch von der Pilger-schaft (O livro da peregrinação),segunda parte de O livro das horas, que, assim como O livro da vida monástica,é dominado pelo pressentimento de um Deus ainda por vir. Os versos desses livros, comparados com sua produção lírica anterior, são mais objetivos e concretos.
Em 1902 Rilke viaja sozinho para Paris, a fim de escrever um trabalho sobre Rodin. Nos anos seguintes, a capital francesa torna -se a segunda casa do escritor, onde trava contato com artistas modernistas. São dessa época as vivências que inspiraram o romance Die Aufzeichnungen des Malte Laurids Brigge  (Os cadernos de Malte Laurids Brigge),terminado em 1910. Os trabalhos literários
mais importantes desse período são Das Buch von der Armut und vom Tode (O livro da pobreza e da morte).,1903;Das Buch der Bilder (O livro das imagens), terminado em 1906; Neue Gedichte (Novos poemas),1907; Der Neuen Gedichte Anderer Teil (Outra parte dos novos poemas),1908; Requiem,
do mesmo ano, e Mir zurFeier (Para celebrarme), 1909. A partir de outubro de 1911, Rilke passa alguns meses no castelo Duíno, perto de Trieste. Lá escreve as Duineser Elegien (Elegias de Duíno)
e Das Mafienleben (A vida de Maria).
Durante a Primeira Guerra Mundial, se estabelece em Munique. Chega a serrecrutado pelo exército, mas consegue uma dispensa. Fixa residência nocastelo de Muzot, no cantão de Vaiais, Suíça, em 1921, e lá reencontra ainspiração que lhe fugira durante quase toda a década anterior. Em meio a um
períodode intensa criatividade artística, Rilke escreveDie Sonette an Orpheus (Sonetos a Orfeu), considerado o ponto alto de sua obra poética. Uma série de problemas de saúde obriga o poeta a internar -se várias vezes em um sanatório perto de Montreux. Passa algumas temporadas em Paris, na tentativa de recobrar a saúde por meio de uma mudança de clima. Em 1926 escreve, em francês, os poemas de Vergers (Pomares) e Les Quatrains Valaisans (Os quartetos de Vaiais). É diagnosticada leucemia, e Rilke morre em seguida no sanatório Valmont, na Suíça. Ele é enterrado no cemitério de Viège, no dia 2 de janeiro de 1927. O epitáfio de Rilke, escrito por ele próprio, dizia:
"Rose, oh reiner Widerspruch, Lust,/ Niemandes Schalaf zu sein unter soviel/Lidem".
(Rosa, ó pura contradição, alegria/ De ser o sono de ninguém sob tantas/Pálpebras.) Postuma
mente, foram publicados os volumes de poemas LesRoses (As rosas) eLes Penetres (As janelas).

Biografia extraída do Livro: "Cartas a um Jovem Poeta - de Rilker".
 











https://rathziel.files.wordpress.com/2011/11/rainer-maria-rilke-cartas-a-um-jovem-poeta.pdf

DA FORTALEZA - (A VÓS CONFIO)


Da Fortaleza

    Perigos, infortúnios, necessidades, dores e padecimentos, isto é o que , a mais ou menos, aguarda com certeza todo homem que vem ao mundo.
    
     Cabe a ti, portanto, ò filho da calamidade! fortalecer desde cedo tua mente, com coragem e paciência, para que possas suportar com a devida resolução a parte dos males humanos que te espera.
     
       Assim como o camelo suporta o labor, a canícula, a fome e a sede pelos desertos  de areia, e não sucumbe, assim a fortaleza do homem o sustenta através de todos os perigos.
      
        O espírito nobre desdenha as adversidades da fortuna; sua grandeza de alma está em não desfalecer.
     
        Ele não deixa que sua felicidade dependa dos sorrisos da sorte e, por isso, não desanima quando lhe franze o cenho.
      
         Como a rocha na praia, ele se mantém firme, e a rebentação  das ondas não o perturba.
        
         Ele ergue a cabeça como uma torre sobre a colina, e as flechas da fortuna caem a seus pés.
         
          No momento do perigo, a coragem de seu coração o sustenta  e a firmeza de sua mente o mantém incólume.

           Ele enfrenta os males da vida como o homem que vai para uma batalha e retorna com a vitória nas mãos.

           Diante da pressão das desgraças, sua calma alivia seu peso e sua constância as sobrepuja.
     
            Mas o espírito pusilânime do homem timorato o atraiçoa, entregando-o a vergonha.

           Encolhendo-se diante da pobreza, curva-se até a mesquinhez; e, ao suportar docilmente os insultos, abre caminho à injúria.

           Assim como os juncos que são sacudidos pela brisa, a sombra do mal o faz tremer.

           Em horas de perigo ele fica embaraçado e confuso; em dias de infortúnio cai e sua Alma é arrebatada pelo desespero.    


Do Livro: A Vós Confio – Biblioteca Rosacruz - AMORC


NICHOLAS ROERICH - (Nikolai Konstantinovich Rerich) - UM HOMEM DE PAZ

Quadro de Nichlas Roerich. Um dos milhares pintados por ele.

Nikolai Konstantinovich Rerich, russo,  nasceu em 09 de outubro de 1874 e faleceu em 13 de dezembro de 1947. Nicholas Roerich, na grafia inglesa, foi um pintor, escritor, histroiador e professor espiritual - lider intelectual russo. 
                   Conforme na Wikipédia,  abaixo indicado, Roerich com suas obras trouxe paz ao mundo,
"Educado no seio de uma família apologista da paz, interessava-se por literatura, filosofia, arqueologia e, especialmente, arte. A família de seu pai, Konstantin Fyodorovich Roerich é de origem escandinava, o sobrenome significa "rico em glória" remonta aos Vikings. Um dos primeiros Roerichs foi Cavaleiro Templário no século XIII, outros foram líderes políticos e militares, incluindo um oficial sueco que lutou na campanha russo-sueca contra 'Pedro, o Grande' seus descendentes, guardando sua fé luterana, se estabeleceram no noroeste da Rússia. Em 1860, casou-se com Maria Vasilievna Kalashnikova, com quem teve Lidia, Nicolas, Boris e Vladimir. Nicolas foi batizado na Igreja Ortodoxa Russa, religião de sua mãe, de linhagem puramente russa.
Nicolas Roerich nasceu em 27 de setembro em São Petersburgo, Leningrado, e foi primeiramente educado no país e, posteriormente, no exterior. Frequentava simultaneamente, na  Universidade de São Petersburgo, a Escola de Direito, a Faculdade de História e Filologia, A Academia de Artes e o Instituto de Arqueologia. Depois de estudar na Rússia, prosseguiu seus estudos em Paris, e viajou através da Europa. Possuia uma memória fora-de-série. Casou-se com Helena, e tiveram dois filhos, Yuri e Svetoslav, pintor como seu pai. Helena Roerich traduziu parte da obra de Blavatsky.
Sua obra consta de 6000 pinturas, afrescos em Igrejas e Edifícios Públicos, desenhos para mosaicos e motivos arquitetônicos. Realizou a pintura de cenários e figurinos de várias óperas: de Wagner, Mussorgsky, Borodin, Rimsky-Korsakov, Ibañez, e Maeterlinck.
Trabalhou com  Igor Stravinsk, A Sagração da Primavera, a qual teve coreografia de Vaslav Nijinsky e música e argumento de Roerich, também criador do cenário e figurinos folclóricos, onde sua criação foi baseada no leitmotiv. Como autor e erudito escreveu livros de Arte, Culturas, Filosofia e Humanitarismo. Publicou perto de 30 volumes, além de muitos ensaios e artigos. Escreveu No Coração da Ásia, e Shambhala, entre outras obras, que incluem poemas. Como explorador e cientista, realizou pesquisa arqueológica e escavações na Rússia. Organizou e conduziu uma expedição de 5 anos a Ásia central (1924-1928). Em 1935, outra expedição, desta vez para a China, incluindo a Mongólia.
Visitou, na década de 20, Nova Iorque, nos EUA, onde, junto com a sua esposa, fundou várias fundações de mecenato cultural e de teosofia. Depois de viver nacidade estadunidense, Roerich percorreu a Ásia, estabelecendo-se, em 1928, na Índia, país muito conhecido pelos seus líderes pacificadores e teósofos. Ali fundou o Instituto Himalaico de Arqueologia.
No ano seguinte foi nomeado para o Nobel da Paz pela  Universidade de Paris. Teve o apoio veemente de Albert Einstein, H. G. Wells e Bernard Shaw. Em 1935, recebeu a segunda nomeação. Preocupado com a paz mundial criou a Paz Cultura, que, como símbolo, tinha uma cruz vermelha, representando esta a arte e a cultura.
Roerich faleceu em Punjab, na Índia. Foi cremado e suas cinzas espalhadas diante das montanhas que tanto amava e retratou em quase sete mil trabalhos. A maioria das suas obras conserva-se hoje em museus europeus, como o Museu Nacional de Artes da Letónia e o Museu Nicholas Roerich em Nova Iorque.

Quadro:Convidados estrangeiros- Óleo sobre tela- 1901.

 

O Pacto de Roerich

O Pacto de Roerich, a 15 de abril de 1935, foi assinado na Casa Branca, nos EUA, juntamente com mais vinte e um países da América. Outros depois o assinaram, representando este um antecipado instrumento de proteção às  artes. O pacto declara a necessidade de se proteger a atividade e produção cultural no mundo, independente de a época ser de guerra ou de paz. Lugares de valor cultural seriam declarados neutros e protegidos, incluindo universidades, bibliotecas, salas de concerto e teatros (como a Cruz Vernelha  faz com seus hospitais, razão pela qual é frequentemente chamado Cruz Vermelha da Cultura). A herança cultural das nações deve ser, segundo o acordo, cuidada e renovada, impedindo que se deteriore, pois não há nada de valor superior para uma nação do que sua cultura.
Tem como símbolo a Bandeira da Paz, onde 3 círculos que representam a Arte, a Ciência e a Religião aparecem envoltos por uma circunferência que significa a totalidade da Cultura".

-As ilustrações são cópias de obras de Roerich.


terça-feira, 15 de setembro de 2015

CAIR É UMA CERTEZA PARA TODOS NÓS. LEVANTAR E CONTINUAR, SÓ PARA OS VENCEDORES.


TODOS NÓS TEMOS NOSSOS MOMENTOS DE DERROTAS





                ....... “ Em algum lugar do mundo, uma derrota aguarda todas as pessoas, algumas são destruídas por sua derrota, outra se tornam mesquinhas e pequenas pela vitória. A grandeza se encontra naquele que triunfa igualmente sobre a derrota e a vitória”.
      Na vida de todo ser humano existem momentos de exultação e também de depressão. Os que só compreendem as coisas em termos de sucesso e vitória não viveram tão profundamente quanto os que tiveram de sobrepujar uma derrota. Na verdade, há um quinhão de vitórias e derrotas para cada um de nós. Aprender a viver com essas duas coisas é existir com equilíbrio.


Do livro: Ansiedade - um obstáculo entre o homem e a felicidade. Cecil A. Poole – Biblioteca Rosacruz.

UNIÃO PLANETÁRIA

Se todos na terra se unirem para cosnstuir,
Se todos construirem na terra para o bem,
Se para o bem todos unirem e construirem,
Se todos fizer a sua parte, colocar um tijolo,
ou uma pá de massa na construção do planeta,
Tudo, Tudo, será melhor.