QUALQUER UM PODE SER PAPA
Na verdade, para ser eleito como papa, o eleito não precisa integrar os quadros sacerdotais da igreja católica. Desse modo, teoricamente falando, qualquer indivíduo que fosse escolhido pelo colégio de cardeiais pode ser empossado. O direito canônico assim o permite. No entanto, nos últimos séculos, somente cardeais tem sido escolhidos.
O ritual de escolha de um novo papa é interessante. Tem início com a morte do mesmo, pelo menso assim tem sido durante séculos, exceto pelo caso de Bento XVI, que se afastou.
Com a morte do papa, é chamado o Camerlengo, que é o chefe o Sacro Colégio de Cardeiais. Ao chegar, ele fica ao lado do corpo e toca a testa do papa com um martelinho de prata por três vezes, chamando por seu nome de batismo. Se não houver resposta, ele anuncia a morte e quebra o anel do pescador e inutiliza o timbre papal. Após, dá início aos preparativos para o enterro e aos nove dias de luto, bem como organizar a eleição do próximo papa.
Se você quiser mais detalhes veja o site http://www.auxiliadora.org.br/papa/JoaoPaulo_II/escolha.html
onde existem informações detalhadas a esse respeito.
Somos uma organização cujo objetivo essencial é promover a união de pessoas que buscam. Buscam relacionar-se bem, sentir-se bem em todas as circunstâncias, em fim, viver bem. Sabemos que existem muitas organizações no mundo com o mesmo objetivo, apesar de usarem terminologias diferentes. Unamos todos nós para unificar o que é VERDADE.
VIBRANDO PAZ, SAÚDE, OTIMISMO, TEREMOS AMOR
São Paulo define, na primeira carta aos Coríntios, capítulo 13, que o amor perfeito de Deus é paciente, bondoso, não tem inveja, não é orgulhoso, não é arrogante, não é escandaloso, não busca seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo desculpa, tudo suporta, tudo crê e tudo espera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário